A Declaração do Imposto de Renda 2021 já começou e até abril ainda pode ser efetuada.
O que muitos não sabem é que quanto antes realizar a declaração, mais cedo pode receber a restituição, caso tenha direito. Além disso, pode corrigir com tranquilidade eventuais erros na documentação.
Se você declarará o IR 2021, confira todas as informações importantes e a documentação necessária.
O que declarar?
Uma dúvida muito recorrente é o que se deve declarar no Imposto de Renda. Para declarar seu IR 2021, você deverá informar todos os seus rendimentos que foram obtidos em 2020. Confira os mais comuns:
- Saque FGTS;
- Indenização de trabalho;
- Despesas médicas;
- Despesas odontológicas;
- Gastos com educação;
- Pensão alimentícia;
- Aluguel;
- Informação dos dependentes;
- Operações na Bolsa de Valores e outros investimentos.
Verifique o que você precisará declarar em seu caso específico e comece a revisar a documentação. Pois, você deve reunir elementos que comprovem esses rendimentos.
Por exemplo, recibos de pagamentos feitos a médicos, comprovante de aluguel, documentos da compra e venda de bens ou comprovantes de pagamentos para instituições de educação.
É de suma importância regularizar toda essa documentação para garantir que sua Declaração do Imposto de Renda não tenha problemas ou erros.
Portanto, avalie com cuidado todos os comprovantes. Nesse caso, um contador pode te ajudar a verificar essa documentação.
Informe de Rendimentos
O informe de rendimentos é um documento onde constam todos os valores recebidos por uma pessoa física no período de um ano. É algo bem semelhante a um holerite.
Os informes de rendimentos devem ser disponibilizados pelas empresas prestadoras de serviços para todos os funcionários que são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Os empresários também devem apresentar documentos, o pró-labore e a distribuição de lucros de sua empresa. Da mesma maneira, os cooperados devem declarar o imposto e apresentar a produção e as retenções de INSS e de IRRF.
Aposentados e pensionistas devem apresentar o informe de rendimentos sobre a aposentadoria, pensões e benefícios recebidos.
Documentos obrigatórios
O informe de rendimentos é um dos documentos obrigatórios a serem apresentados. Ademais, ainda há outros que devem ser reunidos para apresentação.
Confira uma lista dos documentos para o Imposto de Renda 2021:
Dados pessoais
- Nome, CPF e data de nascimento;
- Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e suas datas de nascimento;
- Endereço atual;
- Comprovante da atividade profissional – para profissionais de classe, número do registro – como, CRM para médicos e OAB para advogados;
- Cópia da última declaração do IR entregue;
- Conta bancária para restituição ou débitos.
Pagamentos comprovados com recibos com assinatura e CPF do prestador de serviços e notas fiscais
- Despesas médicas;
- Despesas odontológicas;
- Seguro saúde;
- Despesas com educação;
- Serviços tomados de pessoas físicas e jurídicas.
Informes de direitos de bens
Documentos que comprovam a data de aquisição de bens. Para imóveis, podem ser apresentados documentos da área, IPTU, número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está registrado.
Para veículos, pode ser apresentado somente o número do Renavam.
Informe de ônus ou dívidas
Esse informe refere-se a documentos que comprovam ônus e dívidas do ano de 2020, pagas ou contraídos. Um exemplo seriam os comprovantes de empréstimo.
Para reunir todos os documentos necessários e verificar a consistência dos dados informados, recomendamos que você conte com o apoio de um contador atuante na área do Imposto de Renda. Assim, atrasos e erros podem ser evitados na entrega.
Há ainda outra informação muito importante que você pode conseguir com o auxílio do contador, que é a opção de modelo de declaração, que pode ser simplificada ou completa, e depende das informações de cada contribuinte.
Caso ainda esteja com duvidas, conte nossa Assessoria e Consultoria contábil.
Artigo por NORMA - Redação Freelancer Foto Andrea Piacquadio no Pexels Revisão SEO por Kadix